REDES SOCIAIS

 

 

 

Gestão Comercial e Marketing

 

REGIME DE ADMISSÃO

Através do Curso de Acesso ao Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo ou por Exame de Admissão às disciplinas de: Língua Portuguesa + Cultura Geral.

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

As principais saídas profissionais dos licenciados em Gestão Comercial e Marketing pelo Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo são:

  • Direcção de empresas comerciais grossistas, retalhistas, de importação e de distribuição;
  • Direcção ou chefia de serviços comerciais, de marketing e de publicidade nas empresas;
  • Exercício de funções técnicas no domínio da importação, transporte, distribuição e comercialização de bens transaccionáveis;
  • Exercício de funções técnicas no estudo e análise de mercados, no posicionamento estratégico de produtos, na elaboração e gestão de campanhas publicitárias de marketing e outras. 

 

OBJECTIVOS

A Gestão Comercial e o Marketing - reconhecidamente componentes essenciais da cadeia de valor das empresas - desempenham papéis decisivos no seu sucesso.

Mudanças recentes, de cariz económico e cultural, contribuíram para dar maior destaque a estes perfis profissionais tendo vindo a surgir uma nova atitude face à constante mutação que se verifica na estrutura e comportamento dos mercados, às tecnologias da informação agora disponíveis como meio de comunicação e distribuição, e à difusão universal das modas, dos padrões de vida e de consumo.

Assim, a Licenciatura em Gestão Comercial e Marketing do Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo - Huíla, caracteriza-se por:

  1. Uma componente importante de cultura geral, possuindo a mesma dois semestres de formação em Língua Portuguesa e quatro em Língua Inglesa;
  2. Uma componente de Gestão Comercial, introduzindo conteúdos como a Logística, o Comércio Internacional e a Gestão da Transportação;
  3. Uma componente do Marketing alargada com disciplinas nas áreas da Comunicação Digital e dos Estudos de Mercado;
  4. Uma componente da gestão empresarial, com disciplinas nas áreas da Contabilidade e das Finanças, destinadas especificamente aos Gestores Comerciais.

Constitui, assim, objectivo da Licenciatura em Gestão Comercial e Marketing do IGS , a formação de profissionais detentores de:

§  Forte sensibilidade e sólida formação no plano mais amplo da Gestão, nomeadamente da Gestão Comercial, nas vertentes quantitativa, comportamental e da resolução de problemas;

§  Conhecimentos específicos nos domínios estratégico e operacional do Marketing;

§  Competências nas áreas da gestão empresarial, nomeadamente nos domínios da contabilidade, da gestão financeira e da estratégia empresarial, com que irão ser confrontados quando no exercício da sua actividade empresarial.

 

ORGANIZAÇÃO DO CURSO

A Licenciatura em Gestão Comercial e Marketing organiza-se em ciclos semestrais, com duração de 4 anos, dando-se no 1º ano uma tónica muito particular à concessão de bases culturais sólidas – revendo-se e consolidando-se conhecimentos adquiridos no ensino secundário e que constituirão a base para a introdução de novos conhecimentos – da Informática, da capacidade de expressão escrita e oral e introduzindo-se o estudante à prática da investigação científica. Nos três anos subsequentes transmitem-se competências no âmbito da gestão empresarial, do marketing e da gestão comercial, elaborando os estudantes, no último ano da licenciatura, uma monografia enquadrada numa das áreas científicas da formação obtida.

 

PROGRAMA DO CURSO

O Programa do curso de Licenciatura em Gestão Comercial e Marketing do Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo tem uma carga horária total de 2.400 horas, assim, distribuídas:

 

1º Ano

1º Semestre

C.H./Sem.

2º Semestre

C.H./Sem.

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

P

TP

Tot

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

P

TP

Tot

Técnicas de Comunicação e Expressão (anual)

0

0

4

4

Técnicas de Comunicação e Expressão (anual)

0

0

4

4

Língua Inglesa I (anual)

0

0

4

4

Língua Inglesa I (anual)

0

0

4

4

Introdução à Gestão de Empresas

2

2

0

4

Introdução ao Marketing

2

2

0

4

Metodologia da Investigação Científica

2

2

0

4

Gestão de Recursos Humanos

2

2

0

4

Introdução à Informática

0

2

2

4

Atelier de Comunicação Digital

0

4

0

4

TOTAL

4

6

10

20

TOTAL

4

8

8

20

TOTAL ANUAL: 600 horas

 

 

 

2º Ano

 

1º Semestre

C.H./Sem.

2º Semestre

C.H./Sem.

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

P

TP

Tot

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

P

TP

Tot

Língua Inglesa II (anual)

0

0

4

4

Língua Inglesa II (anual)

0

0

4

4

Comportamento Humano e Processos Organizacionais

0

0

4

4

Fundamentos de Matemática

0

0

4

4

Introdução à Economia

2

2

0

4

Direito Comercial e do Consumidor

2

2

0

4

Gestão Integrada da Comunicação

2

2

0

4

Negociação e Vendas

2

2

0

4

Gestão Comercial

2

2

0

4

Estratégia Empresarial

2

2

0

4

TOTAL

6

6

8

20

TOTAL

6

6

8

20

TOTAL ANUAL: 600 horas

 

3º Ano

1º Semestre

C.H./Sem.

2º Semestre

C.H./Sem.

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

P

TP

Tot.

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

P

TP

Tot

Marketing Estratégico

2

2

0

4

Planeamento de Marketing

2

2

0

4

Concepção e Gestão da Publicidade

2

2

0

4

Fundamentos de Contabilidade

2

2

0

4

Comportamento de Compra

2

2

0

4

Estudos de Mercado

0

2

2

4

Fundamentos de Estatística

0

2

2

4

Logística e Distribuição I

2

2

0

4

Gestão do Preço e do Produto

2

2

0

4

Marketing Directo e Web Marketing

2

2

0

4

TOTAL

8

10

2

20

TOTAL

8

10

2

20

TOTAL ANUAL:

600 horas

 

 

 

 

4º Ano

1º Semestre

C.H./Sem.

2º Semestre

C.H./Sem.

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

P

TP

Tot

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

P

TP

Tot

Fundamentos de Finanças

2

2

0

4

Marketing Internacional

2

2

0

4

Marketing Relacional, CRM e Datamining

2

2

0

4

Marketing B2B e Marketing de Serviços

2

2

0

4

Comércio Internacional

2

2

0

4

Gestão dos Transportes

2

2

0

4

Gestão da Força de Vendas

2

2

0

4

Gestão da Marca

2

2

0

4

Logística e Distribuição II

2

2

0

4

Trabalho de Conclusão de Curso

2

2

0

4

TOTAL

10

10

0

20

TOTAL

10

10

0

20

TOTAL ANUAL:

600 horas

 

 

 

 

Avisos Namibe

Contactos Huíla

Tel : +244 995 63 55 84
Morada : Mapunda (Perto da Fábrica N'Gola)
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Contactos Namibe

Tel : +244 995 47 90 74 | +244 946 44 03 06
Morada : Bairro 5 de Abril, (Atrás do Pavillhão Welwitschia Mirabilis)
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Facebook da IGS Canal Youtube da IGS